Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Bahia
Parque Nacional Marinho de Abrolhos
Abrolhos é um arquipélago costeiro localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 65 quilômetros do litoral sul do estado brasileiro da Bahia. É constituído por cinco ilhas, estando a trinta e seis milhas náuticas da costa de Caravelas, o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, criado em 1983.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PARNA MAR Abrolhos). Foi criado em 06 de abril de 1983, por meio do Decreto Federal nº 88218, e representa um marco para a conservação marinha no país. Uma área de 87.943 hectares desta Unidade de Conservação (UC) ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é dividido em dois polígonos:
1) Uma área a 70 km da costa de Caravelas-BA, que engloba o Parcel dos Abrolhos, formado por um complexo de milhares de chapeirões, estruturas recifais únicas encontradas somente na região do Banco dos Abrolhos.
E também, o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil).
2) Uma área, localizada entre os municípios de Alcobaça e Prado, Bahia, que engloba parte do arco recifal costeiro, abrangendo o Recife de Timbebas.
O PARNA MAR Abrolhos protege uma porção significativa do maior banco de corais e mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul, além de espécies de tartarugas marinhas, aves marinhas e uma infinidade de peixes e invertebrados que compõem a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. A região despertou grande curiosidade de Charles Darwin e outros cientistas e ilustres navegantes como Américo Vespúcio, que já estiveram no local.
O parque protege o principal berçário das baleias jubarte no Atlântico Sul, que migram para o Banco dos Abrolhos para se reproduzirem e ter seus filhotes (de junho à novembro).
É a única região do planeta onde é possível encontrar o coral-cérebro (Mussismilia braziliensis), conhecido por seu aspecto peculiar.
Abrolhos também abriga diversas espécies de tartarugas marinhas ameaçadas como as tartarugas cabeçuda, verde e de pente. Além dessas, pode-se ser surpreendido pela tartaruga-de-couro, a de mais raridade entre as espécies na região.
As ilhas são o habitat de diversas espécies de aves marinhas, residentes e migratórias, dentre elas atobás brancos e marrons, a grazina do bico vermelho, fragatas e beneditos.
Espécies de peixes e invertebrados com grande valor ecológico e socioeconômico são encontrados em abundância no interior do Parque, como badejos, budiões e lagostas.
Programe-se e conheça a região e suas belezas.
Fotos e partes do texto aqui têm base no site do ICMBio.
Acesse nossa caixa de pesquisa Booking.com e reserve sua hospedagem hoje mesmo!