Festa da Boa Morte - Cachoeira - Bahia
Festas populares

Festa da Boa Morte – Cachoeira / Bahia

Originada há mais de 200 anos, a Festa da Boa Morte acontece anualmente no mês de agosto na cidade de Cachoeira, recôncavo da Bahia, a 120 km da capital Salvador.

Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde de 2010, a celebração homenageia Nossa Senhora da Boa Morte. Com forte tradição portuguesa, traz em seus festejos a influência de elementos da religião católica e de matriz africana e é uma das mais importantes do calendário turístico religioso do estado, atraindo turistas de todo o país e do exterior.

A Irmandade da Boa Morte, entidade que rege os ritos da celebração na cidade, é uma confraria religiosa afro-católica brasileira organizada e com tradições repassadas por gerações de mulheres negras e com forte ligação com lutas obolicionistas.

Segundo o levantamento realizado para o artigo Irmandade da Boa Morte, a data de origem da Irmandade ainda é incerta. Para Odorico Tavares, que arrisca uma opinião sobre o assunto, a devoção teria começado em 1820, na Igreja da Barroquinha, na cidade de Salvador, tendo sido deslocada até Cachoeira pelos Jejes (povo africano que habita o Togo, Gana, Benim e regiões vizinhas), responsáveis pela sua organização. Outros estudiosos, ainda, ressaltam a mesma época, divergindo quanto à nação das pioneiras, que seriam alforriadas Ketu. Ao que se acredita, a Irmandade continha mais de uma centena de adeptas nos seus primeiros anos de vida, o que pode ter possibilitado uma variada procedência étnica.

Na confraria da Boa Morte, integrada por mulheres bastante simples e quase todas idosas, por volta dos seus 50 a 70 anos, os recursos arrecadados em vida buscaram sempre a concessão de um funeral decente, cujo preparo, face a dupla militância religiosa de suas adeptas, exige rigor e entendimento, além de um certo pecúlio fúnebre (os recursos arrecadados em vida e reservados ao funeral).

Atualmente, a celebração segue um rito percorrendo locais da cidade de Cachoeira durante os dias da festa. O início se dá com a saída do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D’ajuda em procissão pelas ruas da cidade e segue para a missa pelas almas das irmãs falecidas na Capela de Nossas Senhora da Boa Morte. Outro momento é a missa de corpo presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida da procissão do enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira. Há também a missa solene da assunção de Nossa Senhora na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, precedida pela procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora da Glória. Os festejos têm fim com banquetes aos participantes, samba de roda e cerimônia de encerramento.

 

O calendário anual da Festa pode ser acompanhado em sua página oficial no Facebook.

 

Conheça mais festas e celebrações populares clicando aqui.

 

Este artigo teve referência em:

Irmandade da Boa Morte

Exposição traz religiosidades da Irmandade da Boa Morte

Festa da Boa Morte

Turismo durante a Festa da Boa Morte