Festa Bembé do Mercado – Santo Amaro / Bahia
A cidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, celebra todo dia 13 de maio a Festa Bembé do Mercado, festa religiosa que acontece há 130 anos e reúne mais de 40 terreiros para celebrar o fim da escravidão e reforça a resistência dos povos negros na cidade.
A celebração foi registrada, no dia 13 de junho de 2019, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio História e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o Iphan, o pedido de registro esperava decisão desde 2014, quando a celebração foi apresentada ao órgão pela Associação Beneficente e Cultural Ilê Axé Ojú Onirè.
Patrimônio cultural imaterial da Bahia desde 2012, o encontro teve a sua primeira edição em 1889 e é considerado o maior candomblé de rua do mundo. Com base na religiosidade popular de matriz africana, a festa é reforçada pelos praticantes como um culto às Divindades das Águas representadas por Iemanjá e Oxum, além de também ser um momento de agradecer a proteção individual e coletiva.
A programação é apoiada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Conheça mais festas e celebrações populares clicando aqui.
Este artigo teve referência em:
Mercado reúne mais de 40 terreiros em Santo Amaro
Tradição há 130 anos na Bahia, Festa Bembé do Mercado é registrada como Patrimônio Cultural do Brasil
Crédito da imagem: Georgenes Sampaio